Um novo hit no mercado publicitário
Mynd aplica visão de produto a nomes como Ludmilla, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Lucas Lucco, Ferrugem, Kevinho e Galvão Bueno
Mynd aplica visão de produto a nomes como Ludmilla, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Lucas Lucco, Ferrugem, Kevinho e Galvão Bueno
M&M Content Lab
Para um produto obter sucesso no mercado, é preceito básico um plano estratégico que defina iniciativas de atuação e percepção junto ao público consumidor. A regra vale para os mais variados segmentos, de automóveis a eletrônicos, passando por vestuário e itens de higiene e beleza, mas também pode ser colocada em prática com artistas da música. É o que a agência Mynd tem feito com seus “produtos”, que no caso são cantores como Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Ludmilla, Lucas Lucco, Ferrugem e Kevinho.
“Eu brinco dizendo que eles são igual marca de xampu”, diz Fátima Pissarra, CEO da empresa fundada em 2016 e que atualmente gerencia a carreira e imagem de cerca de 60 artistas e influenciadores. Apesar da brincadeira, a frase exemplifica os diferenciais de atuação da agência que se especializou em realizar ações para marcas envolvendo o segmento musical. Para cada um dos clientes, é elaborado um plano estratégico anual que envolve identificar a imagem a ser transmitida e prospectar apenas projetos que se encaixem no perfil do artista. “Dessa forma, com um planejamento para cada artista, conseguimos elaborar metas para serem atingidas ao final de cada ano”, diz a CEO da Mynd, que tem como sócios Preta Gil, Carlos Scappini, Fabiano Pierri, Malu Barbosa e Marcello Azevedo. “A Mynd tem como objetivo principal firmar associações positivas entre as marcas e os artistas, atendendo as necessidades de ambos e contribuindo para a construção do storytelling e de projetos inovadores”, diz Scappini.
Ações diferenciadas
Apesar da breve trajetória no mercado, a Mynd já realizou ações criativas para dezenas de marcas dos mais variados setores. Entre as principais estão Heineken, Coca-Cola, L’Oréal, Itaipava, Trident, TIM, GOL, Rappi, Bradesco, Itaú, P&G, Unilever, Mastercard e Hering. Para a L’Oréal, por exemplo, a agência construiu uma parceria iniciada no final de 2018 entre Luísa Sonza e a Elseve, onde a cantora se tornou porta-voz da marca para falar com o público feminino. Desde então, a artista tem participado de várias ações para a marca como o lançamento da linha Longo dos Sonhos e da campanha de TV da linha Reparação Total 5. Ao mesmo tempo, a marca esteve presente nos dois últimos videoclipes da cantora “Fazendo Assim” e “Bomba Relógio”, e tem participado da plataforma “Encontrinhos”, onde Luísa recebe e interage com fãs.
Outro destaque de relação entre artista e marca construída pela Mynd é entre Ludmilla e Niely. A cantora se tornou embaixadora da marca de cosméticos tendo estrelado campanha que focou em sua transição capilar utilizando a linha da Niely para seu cabelo natural. Ao mesmo tempo, a marca patrocinou seu bloco durante o Carnaval do Rio de Janeiro, quando Ludmilla se apresentou com o cabelo natural. Já para a cerveja Crystal, que tem trabalhado o tema “encontros” em suas campanhas, a agência incluiu ações com dois artistas. Com Lucas Lucco, a marca foi inserida em projeto de product placement em músicas inéditas do cantor e outro foi com o cantor Ferrugem, que junto com Lucco participou da festa exclusiva de Crystal para convidados, formadores de opinião e influenciadores.
Representatividade como lema
A trajetória de sucesso da Mynd pode ser explicada também pela cultura implementada na empresa, onde a diversidade está diretamente ligada ao dia a dia da agência. A própria política de contratação da empresa privilegia pessoas alinhadas a essas causas. Como resultado, metade dos 55 funcionários da agência é negra, índice acima da média entre empresas desse porte no mercado brasileiro. Além disso, 80% do time da Mynd é formado por mulheres.
Curiosamente, um dos primeiros artistas agenciados pela agência foi Pabllo Vittar, que se tornou referência na música voltada para o público LGBTQIA+. Esse perfil de atuação também atrai marcas que defendem a diversidade em suas ações. Um exemplo foi a ação criada para Colgate Plax onde a marca iniciou um movimento para estimular o público a criar mais fusões e conexões por meio da música. Com essa mensagem, a Mynd incluiu Pabllo Vittar e MC Kekel por representarem universos bem distintos mas que se unem por meio da música para transmitir o conceito “Conexões Extraordinárias”. A iniciativa incluiu o lançamento de um clipe em parceria com o Canal Kondzilla que em uma semana atingiu 1,2 milhão de views e mais de 6 mil comentários. Outro destaque é a Trident, que em 2018 surpreendeu os usuários do metrô de São Paulo ao promover a linha de chicletes X-Fresh com um pocket show com Pabllo Vittar em plena Estação Fradique Coutinho.
Relações de longo prazo
“Desde o início, 100% dos artistas com quem trabalhamos permanecem na agência, ninguém saiu até hoje. E não inserimos prazo no contrato, o cliente pode sair quando quiser”, explica a CEO da Mynd que tem passagens por grandes empresas de telecomunicações como Nokia e Claro e que carrega no currículo o fato de ter criado ringtones para celulares. Com a atuação consolidada e a previsão de aumentar em 30% o faturamento em 2019 — só no primeiro semestre de 2019, foram mais de 250 projetos implementados — a Mynd começa a projetar a expansão de suas atividades para oferecer soluções completas em entretenimento e música. Um dos novos braços é o de empresariar os artistas sendo responsável por todas as suas atividades como agenda e produção de shows, gestão da carreira, lançamento de clipes, entre outras funções.
Outra área que a Mynd pretende explorar é a de licenciamento. “A Mynd está sempre observando quais são as melhores oportunidades de associação entre as marcas e os artistas e o licenciamento é uma delas. Quando um produto se relaciona com o artista, a marca entra no dia a dia do fã estabelecendo uma associação profunda. O objetivo dos licenciamentos é firmar essas relações duradouras, que possam trazer um resultado mensurável”.
Dentro da área de Conteúdo em que foca o trabalho junto a influenciadores, a Mynd tem como destaque entre seus clientes Galvão Bueno. O trabalho da agência junto ao narrador teve início assim que a Globo liberou seus profissionais para participarem de ações publicitárias, no primeiro semestre deste ano. Desde então, a agência já intermediou a participação da estrela global em projetos envolvendo grandes marcas: para a companhia aérea GOL, com ações realizadas durante a Copa América no Brasil.
Telas e influência
A concepção de projetos criativos envolvendo artistas e grandes marcas pela Mynd fez o cantor Kevinho se tornar embaixador da fabricante de eletroeletrônicos LG para o lançamento da linha K12, ocorrida neste ano. Muito influente junto ao público jovem e com um perfil divertido que abrange diversos grupos sociais e etários, o artista foi incluído nas ações mais recentes da família K da marca. Dessa forma, Kevinho se tornou o rosto da família K12 de smartphones da LG com projeto intermediado pela Mynd. A iniciativa contou com campanha 360º onde o artista esteve envolvido em conteúdos para redes sociais da marca, TV e internet, além de pontos de venda.