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Um novo hit no mercado publicitário

Mynd aplica visão de produto a nomes como Ludmilla, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Lucas Lucco, Ferrugem, Kevinho e Galvão Bueno

M&M Content Lab

Para um produto obter sucesso no mercado, é preceito básico um plano estratégico que defina iniciativas de atuação e percepção junto ao público consumidor. A regra vale para os mais variados segmentos, de automóveis a eletrônicos, passando por vestuário e itens de higiene e beleza, mas também pode ser colocada em prática com artistas da música. É o que a agência Mynd tem feito com seus “produtos”, que no caso são cantores como Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Ludmilla, Lucas Lucco, Ferrugem e Kevinho.

Embaixadora da Niely, a cantora Ludmilla está na principal campanha da marca no ano, com duração até dezembro

“Eu brinco dizendo que eles são igual marca de xampu”, diz Fátima Pissarra, CEO da empresa fundada em 2016 e que atualmente gerencia a carreira e imagem de cerca de 60 artistas e influenciadores. Apesar da brincadeira, a frase exemplifica os diferenciais de atuação da agência que se especializou em realizar ações para marcas envolvendo o segmento musical. Para cada um dos clientes, é elaborado um plano estratégico anual que envolve identificar a imagem a ser transmitida e prospectar apenas projetos que se encaixem no perfil do artista. “Dessa forma, com um planejamento para cada artista, conseguimos elaborar metas para serem atingidas ao final de cada ano”, diz a CEO da Mynd, que tem como sócios Preta Gil, Carlos Scappini, Fabiano Pierri, Malu Barbosa e Marcello Azevedo. “A Mynd tem como objetivo principal firmar associações positivas entre as marcas e os artistas, atendendo as necessidades de ambos e contribuindo para a construção do storytelling e de projetos inovadores”, diz Scappini.

Ações diferenciadas

Além de Preta Gil, Fátima Pissarra conta com a parceria de Carlos Scappini (operações e comercial) e Fabiano Pierri (cena, produção e fotografia) na sociedade da Mynd

Apesar da breve trajetória no mercado, a Mynd já realizou ações criativas para dezenas de marcas dos mais variados setores. Entre as principais estão Heineken, Coca-Cola, L’Oréal, Itaipava, Trident, TIM, GOL, Rappi, Bradesco, Itaú, P&G, Unilever, Mastercard e Hering. Para a L’Oréal, por exemplo, a agência construiu uma parceria iniciada no final de 2018 entre Luísa Sonza e a Elseve, onde a cantora se tornou porta-voz da marca para falar com o público feminino. Desde então, a artista tem participado de várias ações para a marca como o lançamento da linha Longo dos Sonhos e da campanha de TV da linha Reparação Total 5. Ao mesmo tempo, a marca esteve presente nos dois últimos videoclipes da cantora “Fazendo Assim” e “Bomba Relógio”, e tem participado da plataforma “Encontrinhos”, onde Luísa recebe e interage com fãs.

Outro destaque de relação entre artista e marca construída pela Mynd é entre Ludmilla e Niely. A cantora se tornou embaixadora da marca de cosméticos tendo estrelado campanha que focou em sua transição capilar utilizando a linha da Niely para seu cabelo natural. Ao mesmo tempo, a marca patrocinou seu bloco durante o Carnaval do Rio de Janeiro, quando Ludmilla se apresentou com o cabelo natural. Já para a cerveja Crystal, que tem trabalhado o tema “encontros” em suas campanhas, a agência incluiu ações com dois artistas. Com Lucas Lucco, a marca foi inserida em projeto de product placement em músicas inéditas do cantor e outro foi com o cantor Ferrugem, que junto com Lucco participou da festa exclusiva de Crystal para convidados, formadores de opinião e influenciadores.

Representatividade como lema

O clipe com Pabllo Vittar e Mc Kekel, desenvolvido pela Mynd para a Colgate, ultrapassou 1,2 milhões de visualizações em sua estreia, em setembro

A trajetória de sucesso da Mynd pode ser explicada também pela cultura implementada na empresa, onde a diversidade está diretamente ligada ao dia a dia da agência. A própria política de contratação da empresa privilegia pessoas alinhadas a essas causas. Como resultado, metade dos 55 funcionários da agência é negra, índice acima da média entre empresas desse porte no mercado brasileiro. Além disso, 80% do time da Mynd é formado por mulheres.

Curiosamente, um dos primeiros artistas agenciados pela agência foi Pabllo Vittar, que se tornou referência na música voltada para o público LGBTQIA+. Esse perfil de atuação também atrai marcas que defendem a diversidade em suas ações. Um exemplo foi a ação criada para Colgate Plax onde a marca iniciou um movimento para estimular o público a criar mais fusões e conexões por meio da música. Com essa mensagem, a Mynd incluiu Pabllo Vittar e MC Kekel por representarem universos bem distintos mas que se unem por meio da música para transmitir o conceito “Conexões Extraordinárias”. A iniciativa incluiu o lançamento de um clipe em parceria com o Canal Kondzilla que em uma semana atingiu 1,2 milhão de views e mais de 6 mil comentários. Outro destaque é a Trident, que em 2018 surpreendeu os usuários do metrô de São Paulo ao promover a linha de chicletes X-Fresh com um pocket show com Pabllo Vittar em plena Estação Fradique Coutinho.

Relações de longo prazo

“Desde o início, 100% dos artistas com quem trabalhamos permanecem na agência, ninguém saiu até hoje. E não inserimos prazo no contrato, o cliente pode sair quando quiser”, explica a CEO da Mynd que tem passagens por grandes empresas de telecomunicações como Nokia e Claro e que carrega no currículo o fato de ter criado ringtones para celulares. Com a atuação consolidada e a previsão de aumentar em 30% o faturamento em 2019 — só no primeiro semestre de 2019, foram mais de 250 projetos implementados — a Mynd começa a projetar a expansão de suas atividades para oferecer soluções completas em entretenimento e música. Um dos novos braços é o de empresariar os artistas sendo responsável por todas as suas atividades como agenda e produção de shows, gestão da carreira, lançamento de clipes, entre outras funções.

Outra área que a Mynd pretende explorar é a de licenciamento. “A Mynd está sempre observando quais são as melhores oportunidades de associação entre as marcas e os artistas e o licenciamento é uma delas. Quando um produto se relaciona com o artista, a marca entra no dia a dia do fã estabelecendo uma associação profunda. O objetivo dos licenciamentos é firmar essas relações duradouras, que possam trazer um resultado mensurável”.

Dentro da área de Conteúdo em que foca o trabalho junto a influenciadores, a Mynd tem como destaque entre seus clientes Galvão Bueno. O trabalho da agência junto ao narrador teve início assim que a Globo liberou seus profissionais para participarem de ações publicitárias, no primeiro semestre deste ano. Desde então, a agência já intermediou a participação da estrela global em projetos envolvendo grandes marcas: para a companhia aérea GOL, com ações realizadas durante a Copa América no Brasil.

Telas e influência

A concepção de projetos criativos envolvendo artistas e grandes marcas pela Mynd fez o cantor Kevinho se tornar embaixador da fabricante de eletroeletrônicos LG para o lançamento da linha K12, ocorrida neste ano. Muito influente junto ao público jovem e com um perfil divertido que abrange diversos grupos sociais e etários, o artista foi incluído nas ações mais recentes da família K da marca. Dessa forma, Kevinho se tornou o rosto da família K12 de smartphones da LG com projeto intermediado pela Mynd. A iniciativa contou com campanha 360º onde o artista esteve envolvido em conteúdos para redes sociais da marca, TV e internet, além de pontos de venda.

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