Content Lab Em parceria com

O som da sua marca

Criar hits de sucesso demanda conexão profunda entre talentos, emoção, conhecimento do público e planejamento

M&M Content Lab

Aponte uma ação publicitária de sucesso que não tenha música. Difícil encontrar, não? Música e marcas caminham juntas há muito tempo, mesmo que por acaso. Mas, se essa conexão tem dado certo ao longo das décadas, por que não apostar em parcerias exclusivamente pensadas para atingir o público consumidor por meio desses artistas? A agência Mynd entendeu o poder deste encontro e tem como premissa tratar seus talentos como produtos. Em sua prateleira, estão cantores e influenciadores, como Pabllo Vittar, Galvão Bueno, Luísa Sonza, Matheus Mazzafera e Kevinho, só para citar alguns. Fátima Pissarra, CEO da empresa fundada em 2011, acredita que a música é o “acessório” que conecta as pessoas ao emocional, por estar presente em vários momentos da vida. Por acreditar no poder de conexão e mobilização da música, o trabalho da Mynd vai além de “como a marca vai trabalhar a música, mas de como marca e artista podem se conectar em algo que gera um envolvimento maior”.

Alguém falou em live?

Com o início do isolamento social em todo o mundo em razão da pandemia do coronavírus, artistas tiveram de “se virar nos 30” para continuar em destaque. A solução: lives para entreter o público em quarentena. “Temos expertise em produção de lives. Fizemos a primeira live do Camarote Salvador, no Carnaval. Temos dez anos de experiência como grande excelência e qualidade”, destaca a CEO. Com know how na área, a Mynd tem realizado eventos virtuais com artista de dentro e fora do seu casting. Destaque para a live do Festival do Orgulho, que reuniu Pabllo Vittar, Pepita, Aretuza Lovi, Mateus Carrilho e Urias. Para Fátima Pissarra, as lives chegaram para ficar, independentemente da necessidade de quarentena. “A live é uma grande porta para essa reinvenção do mercado musical de shows. Ninguém enjoa de show ou de ouvir música. As lives não vão passar. Inclusive é uma grande tendência e que deve a evoluir”. Nesse sentido, a CEO da Mynd diz ser favorável à cobrança de ingressos para esse tipo de produto. “As pessoas esquecem que existem funcionários por trás de uma banda e todas elas estão sem trabalhar. Precisamos garantir o sustento dessas pessoas também”, conclui.

Deu match

A CEO enfatiza que essa relação não pode ser forçada. O “match” precisa ser verdadeiro para ter êxito com os consumidores. Por isso, cada encontro entre marca e música é pensado levando em conta uma série de detalhes, especialmente o público consumidor. Para Fátima Pissarra, o segredo para esse romance ideal funciona como a mecânica do crescimento digital de influenciadores. Um influencer não conquista cinco milhões de seguidores do nada. Ele cria uma energia capaz de se conectar com as outras pessoas. Como um bom cupido, essa é a “magia” que a Mynd faz acontecer. Portanto, essa associação de um artista à marca precisa estar diretamente conectada a uma estratégia clara. Não basta alcançar a atenção, tem de atingir ao coração dos fãs. O trabalho da agência é pensar para além. Não basta considerar o artista, é preciso enxergá-lo com um canal, analisando o segmento e como ele já estabelece sua conexão com essa base de fãs. E como fazer isso? Pensando como público. Ao entender a cabeça desses fãs, fica mais fácil oferecer conteúdo relevantes para estender sua paixão pela música ou por seus artistas favoritos e, consequentemente, pela marca. O trabalho da Mynd é exatamente encontrar essas conexões e potencializá-las e tornar possível esse grande match entre público, artista e marca.

A cantora Luísa Sonza é um dos principais destaques do portfólio da Mynd

Ritmo para todos

Fátima Pissarra ressalta que existem ritmos musicais para todos os tipos de marcas, mas que as empresas precisam deixar o preconceito de lado e conhecer melhor o mercado e suas peculiaridades. “Acontece muito de vermos marcas grandes trabalhando com sertanejo, funk e pop, sem nem conhecerem os artistas. Acabam trabalhando com famosos, mas que não se conectam com a identidade que as marcas querem ser conhecidas nos próximos três ou quatro anos”. A CEO da Mynd lembra que ainda há certo preconceito com ritmos como sertanejo e funk, associando-os às classes C ou D. “Muitas vezes as marcas deixam de perceber que o ritmo é um dos mais digitais e que a mulher do funk fala do empoderamento feminino dessa geração. Há descrédito e preconceito pessoal.” Diante deste quadro, a agência usa uma série de ferramentas para mapear a cena musical, identificar os segmentos mais adequados ao posicionamento da marca, encontrar os artistas e influenciadores que representam a essência desse cliente e construir narrativas. “Essa estratégia faz as marcas começarem a se abrir para novos nomes e possibilidades, justamente para saber quem é seu público e com quem querem falar. Não trabalhamos com achismo, mas com dados”, destaca. Não é porque sertanejo toca em 80% das rádios que as pessoas só querem ouvir sertanejo, todos os gêneros tem seus espaços. É aqui que entra a inteligência digital da agência. Nem sempre o artista mais famoso do momento é o interlocutor ideal, ressalta Fátima.

Pabllo Vittar foi uma das protagonistas da campanha Coca Gás de Verão, ação da Coca-Cola que uniu músicos, influencers e gamers

Romance ideal

As ações da Mynd têm sucesso porque, além de seguir um plano estratégico, são produzidas a seis mãos: agência, cliente e artista do projeto. “O artista escolhido ajuda nas ideias. Prezamos a veracidade dessa relação, a fim de criar uma identificação real público e marca.” Essa tática vai além da música, mas do entendimento do artista como um creator e do comportamento de consumo do público. Essa parceria ajuda a atingir o consumidor real e com a linguagem que fala com esse público. Se não há essa “comunhão”, o fã percebe que se trata de algo construído, fake. Nosso objetivo é que essa parceria seja entendida e consumida de forma natural”. Que o diga os consumidores de Coca-Cola, que mergulharam de cabeça na campanha Coca Gás de Verão. A ação 360º uniu músicos, influencers e gamers. Um copo cheio para o público jovem, que teve acesso a novos hits de artistas como Pabllo Vittar, Jerry Smith e Matheuzinho, clipes produzidos por Kondzilla, além de vídeos exclusivos de games como FitDance, Final Level e paiN Gaming.

Que crush!

Outro case de sucesso da Mynd foi a ação “Dubla a Demi”, responsável por divulgar a Fanta Maçã Verde. Os fãs deveriam dublar “Cool For The Summer”, hit de Demi Lovato.

Outro case de sucesso da Mynd foi a ação “Dubla a Demi”, para a Fanta. Para divulgar a Fanta Maçã Verde, os fãs deveriam dublar “Cool For The Summer”, hit de Demi Lovato, usando a latinha do refrigerante como microfone. Os 50 vencedores tinham direito a um pocket show com a estrela internacional. Influenciadores convidados ajudaram os fãs a criarem os vídeos com cenário, dicas de dublagem, figurino e coreografia. As pílulas resultaram em um Lip Sync da música completa. Não precisa dizer que a adesão superou as expectativas, tornando a ação um sucesso. Achou que tinha uma só estrela internacional? Que nada! A campanha da Dell com Katy Perry é outro exemplo de crush entre público e marca. A Mynd e a empresa de tecnologia apostaram na realização do sonho dos fãs: ficar frente a frente com seu popstar. Os participantes tinham de responder o que falariam para a cantora se o sonho se tornasse real. O autor da melhor resposta teve o privilégio de viajar para conhecer a cantora pessoalmente. A ideia da ação era permitir que um consumidor vivenciasse algo singular, assim como a experiência multimídia proporcionada pelos equipamentos Dell. E falou em estrela, chama Pabllo Vittar! Ela foi responsável pelo êxito da ativação no lançamento mundial do enxaguante bucal Colgate Plax Ice Fusion. Em “Colgate – Sente a conexão”, a agência desenvolveu um videoclipe da cantora com MC Kekel. A peça foi lançada no canal KondZilla e tinha como objetivo convidar o público a fazer novas conexões pessoais. Com quase cinco milhões de visualizações, dá pra dizer que, novamente, a Mynd mandou uma flecha certeira no coração dos fãs.

Compartilhe

Publicidade
Publicidade

Patrocínio